Páginas

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

tricotilomania

Podemos pensar que afeta várias pessoas e, ao mesmo tempo, é um problema pouco conhecido. Logo, ele é um problema grave, porque as pessoas não sabem reconhecê-lo e tratá-lo.
Isso de fato acontece. A pessoa quando tem este “transtorno do controle dos impulsos”, (a tricotilomania é um transtorno crônico caracterizado pelo impulso irresistível de arrancar os próprios cabelos), inicialmente procuram um dermatologista. Pelo desconhecimento das pessoas, a dificuldade está na procura de um atendimento psicoterapêutico tardio, quando o ato de arrancar cabelos já assumiu a condição de hábito e os pacientes e suas famílias, tendem a negar a possibilidade de que possa a perda do cabelo estar acontecendo por um impulso irresistível e esta negação pode confundir o diagnóstico inicial.
Ao ler isto, não pensem que qualquer arrancar cabelos é um problema. Explico-lhes em seguida quando o ato de arrancar cabelos é um problema psiquiátrico ou psicológico. A pessoa tem tricotilomania se, recorrentemente, arranca os cabelos. Se isso lhe dá prazer, satisfação ou alívio de ansiedade e se o distúrbio causa sofrimento ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional.
A causa da tricotilomania há muito vem sendo objeto de discussão pelos cientistas e ainda não está claro, mas sabemos como tratá-la.
Se a pessoa está iniciando o ato de arrancar cabelos, o reconhecimento do problema freqüentemente alivia o comportamento.
Por isso a importância de estarmos falando desta coisa estranha para que conheçam o problema e saberem que não acontece unicamente com você ou o próprio paciente.
Se a condição for prolongada ou severa, o tratamento deve ser para intervenções psicoterapêuticas apropriadas por possíveis associações com aspectos ansiosos e depressivos.
Apesar da tricotilomania ser algo estranho e que causa sofrimento, o importante é que existe tratamento, cura e que se dispõe dele.

Cecília Urbina, psicóloga e integrante da Associação Criciumense de Apoio à Saúde Mental (Ceres)

2 comentários:

Unknown disse...

Oi, tenho 20 anos de idade e sofro com essa doença desde os 12, comecei com isso inconscientemente, quando acordei numa manha com uma falha imensa na minha cabeça! Como todos eu morria de vergonha, dos meus pais, das minhas irmãs e amigos, tanto que pra freqüentar a escola eu ia sempre e boné, até que um dia tiraram, foi a maior vergonha e o maior trauma da minha vida. Então comecei a ir em sessões de psicólogos, e até entrei com tratamento me remédio, mas não adiantou, cheguei a ficar 5 meses sem tirar, mas quando voltou, voltou pior do que ja era, peguei a região inteira de cima da cabeça, fazendo falhas atrás de falhas, sofro de depressão, então fica mais difícil ainda de se controlar, um conselho que dou as pessoas que estão começando com a tricotilomania é que EVITEM TOMAR REMÉDIOS, faça sessões de terapia ocupacional, converse com seu psicólogo, ocupe sua mente com coisas boas, não encare isso como uma doença, porque é triste demais, encare como uma fraqueza, e que você é capaz de superar! Eu ainda sofro desse mal, mas estudei muito tudo isso, e vi que podemos superar sem remédios, não se torne dependente químico. Aprendi a ser feliz do modo que sou, o amor próprio é essencial pra ser feliz!BUSQUE A CURA NATURALMENTE!

Francielle Tavares disse...

oi eu tenho 17 anos eu tbm sofro de tricotilomania desde meus 9 anos de idade, todos da minha família ja sabem disso,mais todos acham que eu sou louca,eu ja expliquei meu problema,mais quem não tem não sabe como nós sofremos com isso,cada vez que me olho no espelho eu tenho vergonha de mim mesma,eu não arranco meus cabelos só meu CÍLIOS e SOBRANCELHA eu tento disfarçar passando lápis,e cortei franja para esconder pq eu morro de vergonha se alguem da minha escola perceber,eu gostaria muito de conhecer alguem que tbm tenha esse problema pq eu me sinto sozinha,antes eu pensava q só eu fazia isso mais comecei a pesquisar sobre esse assunto e descobri que não,que muita gente sofre com isso tbm,mais infelizmente eu sei que isso não tem tratamento,nós temos que ter muita força de vontade,mais na maioria das vezes a vontade de arrancar é MUITO MAIOR.
Eu sou SERVA DE DEUS e nunca recorri a médicos e nem psicólogos porque sei que só vou gastar dinheiro e tempo mais não vou ter resultados porque pra mim o único que pode me currar é DEUS em minhas orações eu sempre peço pra que deus me ajude e me de forças para que eu possa parar de arrancar porque fomos feitos semelhantes a ele e se temos cabelos cílios e sobrancelhas e tudo mais que faz parte de nós é porque é assim que deus nos fez e tbm é ele que pode nos dar de volta nossos cabelos e nossa felicidade porque desde quando começei fazer isso não sei mais o significado dessa palavra então temos que ter fé, esperança e muito,mais muito mesmo força de vontade porque sabemos como isso é difícil pra nós.
Bom acho que ja vou parando por aki um bjão pra todos que leram esse comentário e lembrese tenham fé e espernça.
E quem kiser entrar em contato comigo para que possamos trocar informações e desabafar sobre esse problema deixo meu e-mail que é FRANCIELLE.PIZZO@GMAIL.COM